quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Os meus primeiros sabonetes




A chuva dos últimos dias fez com que sentisse a necessidade de fazer algo que já há algum tempo gostava de experimentar: fazer sabonetes.
O processo é simples e os ingredientes ainda mais e que, basicamente, se resumem a água, gordura (neste caso, usei óleo usado da cozinha) e soda cáustica. Para dar cor, usei um corante alimentar e, como aroma, usei alecrim fresco e essência de alecrim. As proporções de cada ingrediente foram as seguintes: 3 litros de água, 3 litros de óleo coado, 400 g de soda cáustica e, por fim, o corante e a essência a gosto.  
Usando um alguidar de plástico e uma colher de pau, comecei por dissolver a soda cáustica na água (este procedimento deve ser feito num local arejado e usando luvas e óculos de proteção). De seguida, vasa-se lentamente o óleo, mexendo sempre para o mesmo lado. Depois adiciona-se o corante e os aromas, sem nunca deixar de mexer, e assim deve continuar por mais 45 minutos. Por fim, vasa-se a mistura em formas, onde fica a repousar cerca de 2 dias até ser desenformada. Para estarem prontos a ser usados, os sabonetes deverão passar por um período de cura (secagem) que pode durar alguns meses.   
Bem sei que poderia acelerar todo o trabalho recorrendo a uma varinha mágica, mas a da casa estava avariada...
Com o trabalho acabado, acho que já tenho aqui alguns presentes para este Natal.
  
Aproveito para vos fazer uma sugestão: estou a criar vários álbuns de fotos usando o PINTEREST. Para acederem,  basta clicar em "Follow me on pinterest" que se encontra no inicio da página do blog. 

3 comentários:

  1. Minha tia faz sabão que é muito bom por sinal , mas
    sabonete é primeira vez que ouço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Realmente Zé Júlio, tu não paras. Essa tua cabeça está sempre a fervilhar de ideias e de facto esteticamente consegues fazer coisas atraentes, com uma marca muito própria

    Um abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...