domingo, 12 de maio de 2013

As flores das açucenas e o início da época seca







O interior do Algarve, tal como o resto do país, está cheio de casas em ruínas. Felizmente, e graças a muitos dos turistas que se apaixonaram pelo Algarve puro, algumas delas têm vindo a ser recuperadas mas, a maioria é demolida para dar lugar a novas casas, bem mais confortáveis. Infelizmente, perde-se muito da identidade desta bela região com todo este processo. As últimas fotos são de mais uma ruína que encontrei, com um daqueles pormenores que não se suspeitaria existir no seu interior.
A simplicidade, por um lado, e a dificuldade de outros tempos, por outro, estão bem presentes quando nos deparamos com o que resta destas casas. Poucas eram as que possuíam cisternas ou poços, e numa região onde metade do ano é seca, a água assumia quase um estatuto divino e desperdiçá-la era quase pecado. 
Mesmo com estas condições tão duras, havia sempre espaço para um pequeno "alegrete" (canteiro de flores) onde eram plantadas flores mais exóticas, como o caso das açucenas (Lilium candidum) e que ainda hoje continuam a florir junto às ruínas. As açucenas dos fotos são da Catita e vieram de uma dessas ruínas.
Os bolbos desta planta começam a despontar com as primeiras chuvas no início do outono e a sua floração anunciava o início de uma longa e difícil  época seca no Algarve.

4 comentários:

  1. A época seca aqui no centro é mais curta, para já ainda não se nota e ha muita agua disponível no solo e nos poços. Mas lá para Agosto já considero impossível a jardinagem, se não se regar bastante...antes disso, nos campos de cultivo, já muita gente reduziu os poços a metade, tendo que haver rega por vezes 2 vezes por dia. Felizmente este ano há muita agua disponível devido ao Inverno e primavera chuvosa.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. O teu blog é uma espécie de Borda d'Água. Quando as açucenas da Catita florescem, sei que no Alentejo irão florir uma ou duas semanas mais tarde.

    O que é exactamente esse nicho que fotografaste, com uma espécie de pintura a fresco? Fiquei curioso.

    Abraços

    Luís

    ResponderEliminar
  4. Já sei que as minhas açucenas florirão na próxima semana!
    Vendo o teu blog já sei quando as minhas darão a cara.
    Esse último medalhão apresenta um conjunto cromático fantástico!
    Simplesmente cativante!
    Manel

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...