quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Flora selvagem no Algarve






Sempre que posso e tenho vontade, gosto de caminhar ao longo da ribeira de Algibre, próximo de Alfontes, no concelho de Loulé.
Este vale possui uma enorme riqueza em flora mediterrânica, e não é raro deparar-me com algo que até então desconhecia. E foi o que me aconteceu ontem.
Gosto muito desta estação e recordo, com alguma saudade, as cores de outono do Central Park, em Nova Iorque, algo que quase não existe por cá, no Algarve. Mas, ontem, fiquei encantado com um pequeno arbusto (1ª foto), cujas folhas apresentavam uma cor quente, de um amarelo quase dourado, e carregado de bagas avermelhadas. É curioso apercebermo-nos, em determinado momento das nossas vidas, de que algo que até então era banal, passa a assumir interesse.
Pois bem, após alguma pesquisa na net, fiquei a saber que se tratava de um Pistacia terebinthus, também conhecida como cornalheira, bastante comum nos nossos matos. Este arbusto tem um potencial enorme em termos agrícolas, pois é sobre esta variedade rústica autóctone que é enxertada a variedade Pistacia vera, produtora dos tão apreciados pistácios.
Parece que este arbusto se distribui por todo o pais, e é bem possível que alguns dos seguidores deste blog até os tenham. Se for esse o caso, sugiro que os enxertem, usando o método de "borbulha". Mas não se esqueçam que são sempre necessárias plantas de ambos os sexos para que haja produção de frutos! Este arbusto é de folha caduca, ao contrário da nossa aroeira comum, a Pistacia lentiscus.
Uma outra coisa que encontramos, foi mais uma pequena orquídea selvagem com flores brancas. Esta orquídea tem a particularidade de ser a única que floresce no outono. Esta pequena beleza é conhecida cientificamente como Spiranthes spiralis, e surge em vários países de Europa.

2 comentários:

  1. Há quem refira a existência da aroeira aqui no Douro - confesso que tirando as aroeiras do meu jardim, nunca por aqui vi qualquer outra.
    Já quanto à cornalheira, enxameiam por aqui os montes. Para além do outono, também na primavera possuem uma bela folhagem, púrpura no caso. Tenho duas no meu jardim. À semelhança dos carvalhos formam galhas. Chamam-se cornalheiras porque as galhas são alongadas, em forma de corno.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho na minha varanda uma Pistacia lentiscus, que durante algum tempo alimentei a esperança que desse pistachios!!! O Manel que brincaca comigo chamava-lhe a pistacheira. Hoje sei que é uma aroeira, uma panta resistente, que vive num vaso pequeno e numa varanda com marquise onde as temperaturas são altas e nunca se parece ressentir dessas más condições. Nunca deu flor. Talvez careça de uma plante gémea para acasalar

    Abraços

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...